Projeto de Interverção

Projeto de Intervenção





A tecnologia vem adquirindo cada vez mais relevância no cenário educacional. Sua utilização como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vem aumentando de forma rápida entre nós. Nesse sentido, a educação vem passando por mudanças estruturais e funcionais frente a essa nova tecnologia.
Que esta proposta possa gerar uma reflexão sobre a introdução da tecnologia na escola, como: o ser humano e a tecnologia, Informática x currículo, o processo de introdução da Informática, a função do coordenador de Informática.
Com o avanço tecnológico cabe a nós, professores, incentivar, objetivar e direcionar o ensino com o uso da informática como ferramenta para a construção do conhecimento.



 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA-UESB
DOCENTE:RODRIGO QUEIROZ
DISCENTE :RODRIGO CORREIA



EDUCAÇÃO E AVANÇOS TECNOLÓGICOS




1.Problema:
Nas escolas nos deparamos na maioria das vezes com atividades que exigem muita criatividade e para isso é preciso ter coragem de enfrentar novos desafios e, principalmente, não ter medo de errar. Por isso se faz necessário introduzir o uso de novas tecnologias no âmbito educacional.


2. Objetivos:
Objetivo Geral
Informatizar a escola e inserir as novas tecnologias dentro do seu programa educacional, para não correr o risco de cair no atraso funcional do ensino obsoleto e democratizar o acesso aos meios de comunicação moderna, incentivando o desenvolvimento dos processos cognitivos, sociais e afetivos.
 Objetivos Específicos
Socializar informações sobre a importância do uso do computador como nova ferramenta didática no processos ensino-aprendizagem, ao mesmo tempo, sensibilizar para a utilização adequada desta ferramenta, estabelecendo as diferenças entre informática e informática educativa.
Proporcionar ao professor a aquisição de conhecimentos e convicção quanto às vantagens e os riscos das metodologias informáticas a adotar na escola, familiarizando-o com o hardware e os o software educativo para que eles possam desenvolver competências na aplicação da Informática Educativa nas suas práticas pedagógicas.
Repensar o papel do professor "informador" e introduzir a idéia do professor "facilitador", segundo a teoria construtivista/interacionista.
Proporcionar ao aluno a interação com os multimeios como recurso pedagógico.
Desenvolver o conhecimento básico de Informática, como ferramenta fundamental no contexto atual.
Ampliar a capacidade de domínio das novas tecnologias.
Construir novas possibilidades de aprendizagens significativas.


3.Justificativa:
Ao perceber a atual necessidade da escola caminhar juntamente com os avanços tecnológicos vem a necessidade de planejar suas ações concomitante com e desenvolvimento do projeto pedagógico da escola com o objetivo de acampar a dinâmica do mundo atual, surge a necessidade de desenvolver-se novas possibilidades de disposição de recursos que propiciem a formação de sujeitos com habilidades e capacidades condizentes com os avanços do contexto atual.
Nesse sentido, a escola se propõe a encampar os projetos apresentados por iniciativa de professores da escola, na área de Informática, já que disponibiliza de um laboratório em condições de ser utilizado pelos alunos, em prol de uma aprendizagem de maior qualidade, que inclua as novas tecnologias como fator fundamental numa educação preocupada em instrumentalizar e despertar novos talentos.



4. Metodologia:
O projeto foi dividido em três áreas (com projetos em anexo a este):
ÁREA ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO: O aluno deverá se familiarizar com o uso do microcomputador, utilizando-se de jogos educacionais e outras ferramentas como recurso pedagógico, com o propósito de estimular novas formas de pensar, na construção do conhecimento.
ÁREA ENSINO MÉDIO: O aluno desenvolverá atividades que possibilitem a aquisição e/ou complementação de habilidades técnicas inclusivas, na realidade digital.
ALUNO-MONITOR: Será composto de projeto para formação de alunos que atuarão como monitores, apoiando e sendo supervisionado pelos professores envolvidos em tais projetos.
Como parte da metodologia, professores e alunos redigirão, respectivamente, diário de bordo e um breve relatório com suas impressões a respeito de cada aula e cada atividade desenvolvida durante o projeto, para acompanhamento, avaliação e auto-avaliação, que servirão de base para análise e efetivação de novas atividades e projetos usando recursos tecnológicos como ferramentas específicas.
 


REFERÊNCIASBIBLIOGRÁFICAS
FRÓES,Jorge R. M.Educação e Informática: A Relação Homem/Máquina e a Questão da Cognição - http://www.proinfo.gov.br/biblioteca/textos/txtie4doc.pdf













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